O Krav Maga
Começaremos pelo seu significado: combate de contato. Não se trata de uma filosofia ou uma arte marcial, Krav Maga é sobrevivência, e tudo o que for necessário para preservá-la (a vida) é permitido.
Trata-se de uma técnica de defesa pessoal onde três pilares básicos a fundamentam: Objetividade (precisão nos pontos sensíveis), simplicidade (usa os movimentos naturais do corpo de forma aprimorada) e velocidade (movimentos curtos e rápidos). São golpes que usam a defesa e o contra-ataque simultâneos tendo um fator surpresa para eficiência absoluta, isso significa que qualquer pessoa com qualquer porte físico, sexo, estatura e idade pode se defender com êxito, neutralizando e impossibilitando assim o agressor de tentar um segundo ataque. São movimentos curtos e naturais, para atingirem pontos específicos do adversário, normalmente os pontos mais sensíveis do corpo.
A técnica do Krav Maga é passada de forma gradual, dos golpes mais simples para os mais elaborados, permitindo assim ao aluno que seu corpo, pela repetição, faça desses movimentos de defesa, reações instintivas e naturais, já que os treinos são ministrados através da simulação de agressões reais. Tudo é feito e pensado para que o aluno seja colocado o mais próximo possível de uma situação real, para que possa assim desenvolver a capacidade de análise da gravidade do ataque, e possíveis movimentações, para uma reação rápida e eficiente e acima de tudo com o estado emocional sob controle.
Imi criou o Krav Maga não apenas como uma luta de defesa, mas como um caminho de vida onde os conflitos devem sempre ser evitados ou superados.

A Arte da Defesa Pessoal

A concepção do Krav Maga revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial.
Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo.
Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.
O Auto Controle

O auto-controle é essencial em uma situação de agressão, tanto da mente quanto do corpo. Através do treinamento, o aluno aprende a controlar seus seis sentidos (aguça os cinco sentidos e desenvolve o sexto, a capacidade de pressentir os movimentos antes de serem esboçados, percebendo o mundo à sua volta).
Vários tipos de exercícios tornam o aluno capaz de controlar qualquer músculo do corpo. Se pensarmos no movimento como uma seqüência de fotos passando rapidamente de uma para outra, no Krav Maga desenvolvemos a percepção do movimento em sua primeira foto. O movimento instintivo é exaustivamente trabalhado e essencial em situações de perigo, pois, além de ser muito rápido, independe do estado emocional: o cérebro ordena o movimento por reflexo.


A Técnica
Sua técnica visa impedir que o ataque atinja o alvo e ao mesmo tempo simplifica e aumenta a força dos movimentos do contra-ataque. Racionaliza matematicamente os movimentos de ataque e defesa, utilizando a transferência de peso e a força de explosão; potencializando a ação independentemente da força física.
Como a Física nos diz, força é igual à massa multiplicada pela aceleração. O golpe leva para o alvo o peso do corpo (aproximadamente 2/3 do peso), que certamente é muito maior que a força muscular do membro de qualquer pessoa que está aplicando o golpe.
O movimento do golpe funciona como uma mola contida que é liberada: a velocidade não vai aumentando durante o percurso, ele já sai com velocidade máxima. É a força de explosão. Os golpes visam a atingir pontos sensíveis do corpo, o que iguala qualquer adversário, independentemente de sua força física.

Os Movimentos
Todos os movimentos do Krav Maga são montados sob a motricidade natural do corpo humano; e são muito simples, o que facilita a ativação de uma reação em situação de perigo e surpresa. Os movimentos são curtos e, por conseqüência, rápidos.


Graduações
No processo pedagógico do aprendizado do Krav Maga, utilizamos um sistema de graduação por cores de faixas e em cada graduação encontramos diferentes exercícios com níveis gradativos de dificuldade. Já os cursos para o ramo de segurança, não obedecem a este sistema; seguindo uma divisão em módulos, específicos para cada tipo de trabalho.